Arte no processo de Gamificação

/, Fernanda Dutra, Gamification/Arte no processo de Gamificação

Arte no processo de Gamificação

O fato é que quando fazemos da vida um jogo, o jogo da vida nos revela poderes. Gostamos de competir e vencer e isso não nos tira nossa cooperatividade, apenas nos permite levar a tona nossas habilidades e conquistas, a superar nossas expectativas e busca de reconhecimento, ainda que seja de nós mesmos. Sem contar que a nossa busca maior é pela diversão, afinal se divertir é sempre melhor que qualquer sacrifício não é mesmo?

Por isso que essa vida em formato de jogo esta fazendo tanto sucesso nas empresas, ou seja a Gamificação, ou “Gamification”, que foi cunhado por Nick Pelling em 2003, cuja metodologia se tornou uma poderosa ferramenta de negócios já tornou cidades mais bonitas em competições de ornamentos mais bacanas ou criou escadas com sons para alegrar a vida das pessoas em espaços públicos.

Gamification é o uso de elementos de jogos, ou técnicas de design de jogos, em contextos não relacionados ao ambiente do jogo. No livro Gamification for the clueless (algo como “Gamification para os sem noção” =D), Josh Halliwell conclui que “Gamification é, na verdade, encontrar a diversão, encontrar os aspectos ‘jogáveis’ de um problema, quaisquer que sejam, e usá-los para criar um ambiente que mova as pessoas um pouco mais em direção a um objetivo que tenham criado”. Gamification é, portanto, uma maneira de motivar pessoas em situações difíceis ou tediosas por meio de elementos lúdicos.

Agora imagine que estes elementos lúdicos estejam completamente envolvidos com arte e cultura. Não é ainda melhor? Os artistas buscam o autoconhecimento através da arte e isso faz com que busquem a essência da qual a arte deles fará surgir às criações de cada um. A intuição também se manifesta e pode agir como força determinante.

 

Assista este video e entenda mais da Arte na Gamificação.

By | 2016-08-06T01:09:39-03:00 agosto 6th, 2016|Artigos, Fernanda Dutra, Gamification|Comentários desativados em Arte no processo de Gamificação

About the Author:

Abrir bate-papo
1
Olá!! Como a Flyflow pode lhe ajudar?