Assuma o comando do seu destino

//Assuma o comando do seu destino

Assuma o comando do seu destino

TENHA O DESTINO EM SUAS MÃOS

Cada um traz dentro de si uma questão básica que acaba refletindo em perguntas do tipo, qual será o meu destino? Porque estou na Terra? Qual o meu propósito de vida? E qual a minha contribuição para o mundo?
A solução para os nossos questionamentos, está em conhecer a nossa própria biografia, a resposta sobre o futuro, pode estar no caminho que já percorremos desde o nascimento até o momento presente.
Os desafios, os relacionamentos, a nossa família e principalmente as escolhas que fizemos até agora, nos dá pistas sobre o nosso destino, nossa missão e propósito de vida, não viemos para este mundo se não para o nosso próprio desenvolvimento.
 
Nossa vida pode ser comparada a um filme, no qual cada um de nós é, individualmente, o ator principal, além do diretor e do roteirista.
 
O “EU” pressupõe minha identidade, missão, visão e valores, os desafios que enfrentamos na vida mostra o que temos como propósito, junto com o que nos faz sentido e o que valorizamos na vida. Somos pela própria natureza dualistas e possuímos em nossa essência, sombra e luz. Na luz estão os nossos talentos, aquilo que fazemos bem, com naturalidade e prazer e na sombra estão os exageros, os excessos do nosso talento natural. Para Jung, a sombra é o oponente em nós que expõe nossas falhas. O fato é que o conjunto, luz e sombra formam as cores e nossa vida torna-se multicolorida. A forma como lidamos com os desafios muda a paisagem cinza e rotineira que vivemos nos dias de hoje.
 
Algumas leis, de fato regem o nosso destino e influenciam a nossa biografia. Uma delas o nosso próprio temperamento. O estudo dos temperamentos remonta a Grécia Antiga, Hipócrates e Aristóteles comparavam as pessoas aos quatro elementos da natureza – fogo, água, terra e ar – aos tipos básicos de “tempero” do comportamento humano, conceito que , durante muitos séculos, constituiu-se num dos fundamentos da psicologia. No final do século XIX o cientista e filósofo austríaco Rudolf Steiner, aprofundou esses conhecimentos, tendo desenvolvido grandes contribuições para os campos terapêutico, médico e pedagógico, a partir de uma compreensão científica abrangente das qualidades pessoais e de grupos humanos, relacionados com os temperamentos.
 
Em resumo, possuímos os 4 temperamentos, a diferença é que de acordo com as nossas preferências comportamentais, acessamos mais uns do que outros comportamentos, nos tornando diferentes uns dos outros.
 
Os melancólicos, por exemplo, possuem uma aparência séria, olhos com pouco brilho, um andar pesado e vergado. São habilidosos, minuciosos e perfeccionistas. Analisam o passado para projetar o futuro, sensibilidade e lealdade, completam o perfil.
 
Os fleumáticos possuem uma aparência amigável, expressam satisfação, andar leve como se andassem sobre água. São calmos, tranquilos, bons ouvintes, eficientes e práticos. Por serem diplomáticos relacionam-se bem com as pessoas e são empáticos. Mantém as amizades por muito tempo.
 
O sanguíneo possui olhos brilhantes, rosto expressivo e simpático, tem um andar leve e ágil e pode tornar seus relacionamentos superficiais. São entusiastas, comunicativos, otimistas. Por ter facilidade de iniciar os relacionamentos e pela facilidade de persuadir, é comum estar rodeado de pessoas novas e diferentes constantemente.
Já os coléricos possuem olhos fogosos e são muito ativos. A postura é firme, andam com passos duros, imponentes e vivem na ação. São automotivados, enérgicos, independentes e audaciosos.
 
Além dos temperamentos, outras leis regem o seu destino, assim como os Setênios que falaremos em um próximo artigo. O fato é que o maior desafio está na escolhas que fazemos para o futuro, o quanto estamos dispostos a assumir o comando de nossas vidas sem deixá-las ao acaso ou responsabilizar o destino.
 
Segundo minha amiga Dulce Magalhães, despertar é perceber, acordamos todos os dias, mas despertar é uma escolha, podemos acordar e não nos despertarmos para as oportunidades que a vida nos mostra todos os dias. O futuro ainda está por ser decidido e está em nossas mãos aceitar o que o destino nos reserva ou criar um novo futuro. Pra isso precisamos ter muita clareza do que queremos, estarmos dispostos a promover mudanças, ter metas claras e com muita disciplina percorrer o nosso caminho, desfrutando do que a vida tem de melhor, com equilíbrio e a harmonia que almejamos.
 
Sendo assim, qual é o seu propósito? Que novas aventuras pretende viver? Que estórias vai contar aos seus netos?
 
Sejam quais forem as respostas… seja feliz!!!!
 


Ana Penarotti é formada em Pedagogia, pós-graduada em Gestão de Pessoas e Qualidade. É Psicodramatista, Consultora com foco na Antroposofia, Gestão Estratégica em Neurobusiness e Coaching Internacional. Cursa Pós em Transdisciplinaridade é Consultora “DISC”. Co-autora do livro PNL&Coaching. Sócia diretora da Tríax Treinamento e Desenvolvimento Humano, e docente em cursos de pós graduação.

By | 2016-03-25T02:32:48-03:00 março 25th, 2016|Artigos|Comentários desativados em Assuma o comando do seu destino

About the Author:

Abrir bate-papo
1
Olá!! Como a Flyflow pode lhe ajudar?