Formação de equipes de alta performance

//Formação de equipes de alta performance

Formação de equipes de alta performance

É bem comum ao conversar com lideres de diversos segmentos sobre a dificuldade da gestão de pessoas, desde o processo de atração, seleção de profissionais, até a retenção de talentos. Muitos destes profissionais deixam as operadoras antes mesmo de obterem resultados.

O provérbio africano, “Se você quer ir rápido, vá sozinho mas se quer ir longe, vá em grupo”, trata da capacidade de unir esforços e trabalhar em redes para obter melhores resultados, este é um bom exemplo pra nós. De fato formar e manter equipes é um grande desafio para os lideres, porém se pensarmos em resultados de longo prazo, precisamos ter equipes estáveis e comprometidas.

O que é então uma equipe da alta performance? São equipes que passaram por um processo de maturidade, compreendem claramente os objetivos da organização, são motivadas por estes objetivos, se comprometem e cumprem com sua missão.

Há dois anos, atendi uma corretora de seguros e saúde, na qual, uma de suas gerências apresentava uma equipe com alto turnover  de profissionais de vendas e  baixo resultado, uma outra gerência, tinha uma equipe estável, com resultados de alta performance e comprometida com metas altas. Fui deslocada para reverter o cenário da primeira gerência. De imediato, observei que a equipe trabalhava de forma individual e extremamente competitiva.

Para reverter este cenário,  e garantir o resultado, criamos metas a serem cumpridas no período de 12 meses e premiações vinculadas ao resultado da corretora, todos precisariam cumprir com suas metas individuais para que a corretora pudesse premiar a alta performance. O resultado também estaria vinculado a permanência do cliente por mais tempo na casa.

Bem, o resultado foi melhorando mas ainda assim precisávamos transformar grupo em equipe. Ao analisar uma equipe, identifiquei alguns aspectos fundamentais.

Invista no processo de atração, hoje existem diversas possibilidades de atrair talentos, desde a divulgação nas redes sociais, especialmente no linkedin, facebook, a divulgação em diversos sites de emprego, até a solicitação de indicação. Divulgue corretamente a vaga, informando o perfil mais adequado para aquela tarefa, formação, tempo de experiência e competências necessárias.

Preocupe-se com a correta escolha de seus talentos:
Faça um processo seletivo que garanta observar não somente o currículo do candidato mas também suas habilidades e principalmente o comportamento. É bastante comum contratarmos pelo conhecimento e demitirmos pelo comportamento, portanto , garanta que seu processo seletivo avalie também o comportamento e competências que levem a alta performance. Existem ferramentas disponíveis no mercado que ajudam nesta avaliação, aplique testes, faça dinâmicas de grupo e invista tempo para as entrevista individuais.

Identifique os motivadores: 
Todo profissional possui o seu pavio motivacional, tente identificar o que realmente motiva o seu colaborador e construa com ele formas de alcançar estes motivadores em pequenos prazos através do trabalho.

Deixe claro seus objetivos:
O colaborador deve conhecer seus objetivos de curto, médio e longo prazos, e ele poderá contribuir mais se souber onde quer chegar, o prazo e definir qual o melhor caminho.

Faça acompanhamento e forneça feedback:
Muitos lideres têm medo de fornecer feedback, porque não sabem exatamente qual será a reação do seu colaborador, mas quanto mais claro for pra ambos as expectativas, melhor vocês poderão alinhar o desempenho e criar novas metas e se preparar para atingí-las.

Crie atrativos:
O trabalho para o ser humano deve ser algo desafiador, de possível alcance crie atrativos e reconheça seu esforço, dê pequenas premiações.

Divulgue constantemente a Missão,  os Valores e a Visão de longo prazo:
Os colaboradores que sabem exatamente o que é  esperado em termos de valor dentro da empresa, conseguem comprometer-se e vestir a camisa.

Sendo assim, qual o papel do líder para atingir a alta performance? O líder é o responsável em permitir e direcionar a equipe para obter resultados de qualidade e de longo prazo. O ser humano gosta e precisa trabalhar em equipe o papel do líder então é gerar harmonia, integração e acompanhamento.

Boa sorte e bons resultados!



Ana Penarotti é formada em Pedagogia, pós-graduada em Gestão de Pessoas e Qualidade. É Psicodramatista, Consultora com foco na Antroposofia, Gestão Estratégica em Neurobusiness e Coaching Internacional. Pós graduada em Transdisciplinaridade é Consultora “DISC”. Mutiplicadora da Abordagem Consultiva de Vendas. Co-autora do livro PNL&Coaching. Sócia diretora da Tríax Treinamento e Desenvolvimento Humano, e docente em cursos de pós graduação.

By | 2017-04-12T14:19:43-03:00 abril 12th, 2017|Artigos|Comentários desativados em Formação de equipes de alta performance

About the Author:

Abrir bate-papo
1
Olá!! Como a Flyflow pode lhe ajudar?